6 Dicas para Pequenos Negócios no Instagram


Pequenos Negócios no Instagram

Existem algumas estratégias simples que podem trazer muitos resultados para pequenas empresas. Confira essas dicas!

Uma lição que todo negócio aprendeu em 2020, foi que mesmo as pequenas empresas precisam ter uma presença digital. No universo digital, você precisa estar online, ser visto e engajado nos canais de comunicação.

Grande parte das pequenas empresas possuem seus perfis nas redes sociais. Muitas vezes esses perfis estão negligenciados, ou seja, estão abandonados ou foram mal alimentados com postagens e conteúdos que não atendem às expectativas do seu público. Mas agora essas pequenas empresas precisam dar atenção a esses perfis e tirar o máximo de proveito de suas mídias sociais.

Hoje, vamos abordar especificamente o Instagram. O Instagram é conhecido principalmente por conteúdos focados em imagem, ou seja, é um rede social com foco em fotos e outras imagens.

Mas como trabalhar o Instagram de maneira simples e dentro da realidade das pequenas empresas? Seguem 6 dicas simples para você começar com o pé direito.

1. Tire Ótimas Fotos

Como dito anteriormente, o Instagram é a rede social das imagens, então, poste ótimas fotos, não boas fotos, ótimas fotos!

Cada postagem no Instagram pode ter de 1 à 10 fotos, que são os chamados Carrossel, o que significa que você vai precisar de muitas ótimas fotos. Essas fotos ou imagens devem ser atraentes, de alta qualidade, que se destaquem e chamem a atenção.

Não é necessário grandes investimentos em sessões de fotos profissionais para ter imagens envolventes e empolgantes para sua página. Com a qualidade dos smartphones atuais você pode tirar ótimas fotos a partir do seu telefone. O importante é certificar-se que a foto seja interessante e que chamem a atenção.

Procure postar fotos de coisas que seus clientes não veem toda hora. Um produto recém lançado, uma parte da empresa que o público não tem acesso, um produto em situação de uso ou outros elementos que despertem a curiosidade e atenção do seu público alvo.

2. Responda Todos os Comentários

Você postou uma foto incrível, que gerou engajamento e diversas interações na postagem. Ótimo, deu certo.

Não, não é bem assim. Nas mídias sociais sua empresa deve ser social.

Alcançar o engajamento e conseguir com que as pessoas interajam com sua marca deve partir principalmente da marca. Responder aos comentários é uma das melhores maneiras de alcançar o engajamento de seu público alvo. Ao responder aos comentários sua marca mostra aos seguidores que eles estão sendo ouvidos, tornando o relacionamento mais agradável e criando uma tendência a que as pessoas voltem a interagir novamente.

Uma pesquisa da Advertising Bureau aponta que, 90% dos consumidores recomendam uma marca após uma interação com ela nas redes sociais. Essa interação tem a capacidade de criar confiança e fidelidade à marca.

3. Mostre os Bastidores

Quando sua marca se relaciona com seu público-alvo nas redes sociais, ela tem a chance de humanizar esse relacionamento. E a melhor forma de conseguir isso é mostrando os bastidores de sua empresa, o dia a dia.

Faça postagens que mostram como as coisas funcionam, durante o expediente, depois do expediente, em datas importantes para a marca. Um simples post mostrando como se embala um produto pode mostrar claramente o carinho que sua marca tem para com seus clientes.

Postagens que envolvam os funcionários são muito utilizadas e costumam fazer sucesso. Mostre aos seus clientes as ótimas pessoas que trabalham para que ele tenha o melhor atendimento possível. Os próprios familiares e amigos dos funcionários terão a tendência de interagir com a postagem e provavelmente fará com que ela alcance muitas pessoas.

4. Stories Estão na Moda

Compartilhar Stories vem se mostrando uma excelente maneira de compartilhar conteúdos de maneira rápida. Você recebeu uma nova remessa de produtos? Faça um Stories mostrando o recebimento e a organização dos produtos.

Aconteceu algo divertido na empresa? Faça um Stories mostrando o quanto a situação divertiu o ambiente. Hoje não aconteceu nada demais? Mostre que o café acabou de sair e está quentinho esperando os clientes.

5. Faça um Cronograma

É comum nas pequenas empresas a equipe não ter tempo para mais atividades. Manter as operações de uma empresa não é fácil e nunca parece sobrar tempo para nada. O gerenciamento do tempo é um bom motivo para ter um cronograma de ações e tarefas para alimentar seu Instagram.

Existem diversas ferramentas que permitem que você agende suas postagens no Instagram. Assim, mesmo que você e sua equipe estejam ocupados com outras atividades da operação da empresa, ainda assim é possível ter uma constância de postagens. Ter tudo programado permite que sua marca tenha um feed empolgante e atualizado.

6. Impulsione seus Melhores Posts

Viu que tem alguma publicação que está gerando muito engajamento? Que tal alcançar ainda mais pessoas? Para quem está começando, impulsionar algumas postagens pode ajudar a conquistar ainda mais pessoas que podem se interessar pela sua marca.

A melhor forma de atrair novos seguidores para o seu Instagram é através de mídia paga, neste caso o Instagram Ads. Hoje, a partir de R$10 reais por dia você consegue promover seus posts mais interessantes para que alcance mais pessoas que podem vir a se tornar clientes em um futuro breve.

O Segredo para Pequenos Negócios no Instagram Terem Sucesso

Como você pode ter notado pelas dicas acima, fazer com que sua marca ganhe visibilidade no Instagram gira em torno, principalmente, de humanizar a sua marca, seja ela grande ou pequena. As pessoas desejam fazer parte do dia a dia das marcas, saber como funcionam “por trás das câmeras” e saber que elas se importam em compartilhar seu dia a dia.

Trate seus clientes ou potenciais clientes como bons amigos, que gostam de saber o que você faz nas horas vagas, das novidades e às vezes até das dificuldades que a empresa enfrenta para que possa atender seus clientes da melhor forma possível.

Coloque essas dicas em prática, faça testes e volte aqui para contar como foi sua experiência. Compartilhar experiências é outra estratégia que amplia muito a visibilidade da sua empresa, as pessoas possuem a tendência de compartilhar coisas com as quais elas se identificam e se solidarizam. E é nesse momento que ótimas parcerias podem surgir. Fica a dica 😉


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