Agendar com especialista Facebook Webrain Instagram Webrain
  • Quem somos
  • Soluções
  • Materiais
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • SEO (Otimização de Sites)
  • Web Analytics e Business Intelligence
  • Consultoria de Marketing Digital
  • Links Patrocinados
  • Inbound Marketing
  • Criação de Sites e Desenvolvimento
  • Marketing Digital
  • Inbound Marketing
  • SEO
  • Redes Sociais
  • Diversos
  • Compra de Mídia

Início / Blog / Comunicação em tempos de crise: dicas de 3 segmentos que estão conseguindo se reposicionar

  • Estatísticas de Marketing Essenciais para Planejar 2025 com Eficiência
  • Novos Recursos de Criação no Google Ads: O Que Mudou e Como Aproveitar
  • Tendências de Marketing: Investimentos para 2025
  • Meridian: Nova Ferramenta do Google que vai Revolucionar sua Análise de Marketing
  • Tendências do Comportamento do Consumidor em 2025
  • 10 Ferramentas de IA Indispensáveis para as Empresas
  • Como Criar Páginas de FAQ que Realmente Convertem
  • 18 Livros de Marketing que Você Não Pode Deixar de Ler em 2025
  • 22 Tendências de SEO para 2025: Prepare sua Empresa para o Futuro Digital
  • Como usar a Biblioteca de Anúncios da Meta para Impulsionar suas Campanhas de Marketing

Comunicação em tempos de crise: dicas de 3 segmentos que estão conseguindo se reposicionar

Descubra como alguns segmentos estão conseguindo superar a crise repensando sua comunicação

Por Equipe Webrain8 de julho de 202010 de agosto de 2021
Comunicação em tempos de crise
Leitura de 5min

O momento atual trouxe diversas dificuldades para a grande maioria das empresas ao redor do mundo. A realidade dessas empresas mudou drasticamente e muitas delas estão com dificuldades de entender em como posicionar sua comunicação nesse momento de crise.

Não importa o porte ou segmento, muitas dessas empresas terão que revisar suas estratégias de comunicação e operações gerais durante o período de crise. Essas empresas deverão buscar alternativas para atender as necessidades e expectativas de seus clientes. Então, entender como adequar uma estratégia de comunicação a uma situação de crise como a que vivemos, é um grande desafio.

Aqui na WeBrain, o desafio é ainda maior. Além de adequar nossa estratégia de comunicação, tivemos que adequar também as estratégias de comunicação de todos os clientes. São diferentes segmentos, portes e modelos de negócios que tiveram que ser estudados um a um.

Dessa forma, com a experiência que tivemos, e, pensando em ajudar mais empresas, seguem alguns exemplos de adequação na comunicação de alguns segmentos que podem te ajudar nesse processo.

Saúde

O segmento da saúde foi um dos mais afetados com a crise. A situação atual criou uma maior necessidade de comunicar aos pacientes como alguns procedimentos e práticas foram alterados, como estão sendo executados e como os pacientes podem fazer seus agendamentos sem riscos de contaminação pelo COVID-19.

Então, essa comunicação pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • Inserir banners explicativos na página principal dos sites;
  • Criar popups interativos com comunicados e avisos sobre o funcionamento da unidade de saúde;
  • Elaborar landing pages com informações adicionais e relevantes para o paciente;
  • Postagens em redes sociais de conteúdos e vídeos explicativos.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

Varejo

Outro segmento que vem sofrendo com a crise é o varejo. A maioria deles tiveram que revisar seus modelos de negócio para atender seus clientes de diferentes maneiras. Dessa forma, o principal desafio é comunicar seus clientes sobre as novas praticas do negócio e como esses clientes podem consumir da empresa durante esse período.

Algumas ações tomadas foram:

  • Comunicação aos clientes para as novas formas de compra que essas empresas disponibilizam;
  • Promoções em redes sociais com os horários alternativos de funcionamento;
  • Comunicação dos cuidados praticados pelas empresas no atendimento de seus clientes;
  • Comunicação de oportunidades especiais para encomendas via delivery.

Alimentação

O primeiro segmento a sentir os efeitos da crise também foi o primeiro segmento a ter que “se mexer” para se adequar ao momento. Assim, a grande maioria migrou suas operações para o delivery, porém, existia a necessidade de informar aos clientes que agora eles poderiam consumir daquele estabelecimento recebendo o alimento em casa.

Seguem algumas ações que a comunicação realizou:

  • Comunicação em redes sociais sobre a possibilidade de consumo via delivery;
  • Criação de cardápio online;
  • Comunicação em redes sociais sobre as plataformas de delivery em que a empresa está presente (Ifood, UberEats…);
    Criação e comunicação de cupons de desconto e fidelidade.

Infelizmente, a crise afeta a todos e deve permanecer por um período longo e incerto. Portanto, não importa o segmento do seu negócio, todos terão que se adequar e buscar alternativas que mantenham a viabilidade da empresa.

Mas, além de rever suas operações, sua empresa precisa comunicar seus clientes sobre como será o relacionamento entre ambas as partes nesse momento. Procure alternativas para passar pela crise, e também busque alinhar sua comunicação com seus clientes para que todo o esforço não seja em vão.


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital

    Você também pode gostar de ler:

    Como Evitar SPAM

    Como Evitar que o Seu E-mail Seja Considerado SPAM

    Open Graph

    Tudo que você precisa saber sobre Open Graph

    Ponto de Contato

    Pontos de Contato: Como Identificar e Fortalecer cada Touchpoint

    Google Ads

    Como ferramentas de publicidade como Google Ads podem alavancar seu site

    Copa do Mundo

    Copa do Mundo: Dicas para Ter uma Estratégia Campeã de Marketing

    Cross Selling, Up Selling e Down Selling

    Você sabe a diferença entre Cross Selling, Up Selling e Down Selling?

    WeBrain é uma Agência de Marketing Digital

    A WeBrain é uma Agência de Marketing Digital e Inbound Marketing focada em resultados. Nosso objetivo é entregar sucesso para nossos clientes aumentando suas vendas, através de projetos personalizados adaptados a realidade do negócio.

    Premio Maratonista do conhecimento

    Certificado Google Ads

    Certificado Agencia Inbound

    (41) 4101-1560 contato@webrain.com.br

    Nossas mídias

    Menu Principal

    • Quem somos
    • Soluções
    • Materiais
    • Cases
    • Blog
    • Contato

    Serviços

    • SEO (Otimização de Sites)
    • Web Analytics e Business Intelligence
    • Consultoria de Marketing Digital
    • Links Patrocinados
    • Inbound Marketing
    • Criação de Sites e Desenvolvimento

    Mais Vistos

    neurodesign
    O que é Neurodesign e como aplicar ao seu Marketing Digital?
    Glossário de marketing digital
    Glossário de Marketing Digital: guia completo de de A a Z
    Copywriting
    5 Gatilhos para um copywriting de sucesso e de alta conversão

    Assine nossa Newsletter