Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Como Reengajar Leads Antigos: 4 Dicas para Implementar


Como reengajar leads antigos

Não abra mão de leads que você conquistou mas não se trasformaram em clientes. É possível reconquisá-los!

Vender algo em um primeiro contato com o cliente não é comum. Mesmo quando um vendedor aborda um cliente com potencial de compra, não é normal que ele tenha sucesso na primeira conversa. Ainda que se trate do público-alvo de um negócio, dificilmente essas pessoas decidirão pela compra na primeira vez que ouvirem sobre seu negócio, elas só tomarão a decisão de compra depois de sentir-se confiante para comprar da empresa.

Levando em consideração que essa é a realidade da maioria das empresas, isso significa que um lead que inicialmente parecia ser quente, pode “esfriar” facilmente. Porém, só porque esse lead “esfriou” não significa que ele deve ser descartado.

Como profissionais do marketing, entendemos que é importante não perder o contato com esses leads e continuar o relacionamento regularmente. Dessa forma, a estratégia de marketing deve buscar maneiras de construir um vínculo de confiança e, futuramente, encontrar gatilhos para converter esses leads em clientes fiéis.

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para esse relacionamento. Como você já realizou um contato inicial e já possui o contato de e-mail desse lead, enviar e-mails relevantes para esse lead não o tornará um distribuidor de spam.

Para quem se identificou com esse cenário, seguem algumas dicas e modelos de e-mail marketing para ajudá-lo na tarefa de reengajar leads que “esfriaram”.

Primeira Dica: Envie um E-mail Marketing “Lembrete”

Encaminhar um e-mail marketing “lembrete” aos leads é uma maneira que você pode utilizar para reengajar seus leads e esquentá-los novamente.

A estratégia aqui é enviar e-mails com lembretes cordiais aos leads que já demonstraram interesse na empresa, já consideraram adquirir seus produtos, mas acabaram esfriando e não concluindo o negócio.

É importante que o conteúdo do e-mail traga informações que gerem valor sobre a empresa e produto. Dessa forma, atualize o lead sobre os benefícios que sua empresa pode proporcionar para ele. E, o mais importante, uma chamada final colocando a disposição um vendedor caso o cliente deseje mais informações.

Exemplo:

Assunto: Lembra-se de nós, nome do lead?

Conteúdo do e-mail:

Olá, nome do lead

Faz algum tempo que não temos contato, então gostaríamos de atualizá-lo como a nome da sua empresa pode trazer benefícios para você.

Conte com a gente para:

  • Benefício 1
  • Benefício 2
  • Benefício 3

Quando tiver um tempo livre para conversar sobre o que mudou desde a última vez que nos falamos, nos comunique, ficaremos felizes em atendê-lo. É só responder esse e-mail que logo entraremos em contato.

Abraços,
Nome de um vendedor

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

Segunda Dica: Elabore um E-mail Informando as Inovações da Empresa

Desde o último contato com o lead, sua empresa pode ter lançado um novo produto ou melhorado um produto que já existia. Portanto, encaminhe um e-mail apresentando e gerando valor as inovações da sua empresa.

Se sua empresa não possui nenhuma inovação, compartilhe informações relevantes. Um bom exemplo seriam estudos de casos de sucesso de seus clientes. Procure posicionar sua empresa como útil e capaz de solucionar problemas, mas é importante não parecer estar forçando uma venda.

Usando como base o template da primeira dica, elabore o conteúdo deste e-mail seguindo esses 3 passos:

  • Elabore uma introdução que crie interesse no e-mail;
  • Liste as inovações ou inclua informações de um case de sucesso de um cliente que adquiriu da empresa;
  • Uma chamada para solicitação de contato clara, mas sem apelo comercial;

Terceira Dica: Considere Elaborar um E-mail Claro e Direto ao Ponto

Muitas das negociações B2B lidam com decisores de cargos elevados, como diretores e gerentes. Contudo, essas pessoas normalmente não perdem tempo com e-mails longos e que não vão direto ao ponto.

Se esse é o caso do seu negócio, considere elaborar um e-mail claro e direto. Mesmo que pareça simples, para esses casos, um bom exemplo de e-mail que vai direto ao ponto seria:

Assunto: Tenho uma pergunta para você, nome do lead.

Nome do lead,

Você está tendo problemas com a solução da sua empresa e gostaria de saber como a nome da sua empresa pode ajudar?

Basta responder esse e-mail que um especialista entrará em contato para atendê-lo.

Abraços,
Nome de um vendedor

Quarta Dica: O E-mail de Saudação

Reengaje um lead aproveitando uma data comemorativa, um evento ou uma celebração sazonal. Uma época muito propícia para aplicar essa dica é o fim de ano. Portanto, elabore um e-mail para saudar o Natal e o fim de ano desejando boas festas.

E-mails de saudação mostram atenção e trazem uma sensação de proximidade. Essa comunicação pode resultar em uma solicitação de contato para o ano seguinte e quem sabe a conversão desse lead em negócio.

Dessa forma, segue um bom exemplo para aplicar essa dica:

Assunto: Feliz, data comemorativa, nome do lead!

Olá, nome do lead,

Gostaríamos de desejar um feliz data comemorativa!

Espero que esteja bem, há algum tempo nos falamos e gostaria de me colocar à disposição caso precise de alguma ajuda. Também temos algumas novidades sobre nossos produtos que ficaria feliz em te apresentar. Se desejar um contato, me indique o melhor dia e horário.

Novamente, um feliz data comemorativa!

Abraços,
Nome do vendedor

Concluindo

Reengajar leads através de uma estratégia de e-mail marketing é uma ótima forma de reconquistar oportunidades de negócio. Apesar de parecer complicado, as dicas desse post mostraram que e-mails simples podem ser capazes de realizar essa tarefa.

Por isso, não perca tempo, avalie nossas dicas e elabore o quanto antes seu e-mail para reengajamento de leads “frios”. Provavelmente sua empresa investiu recursos consideráveis para gerar esses leads, agora é hora de ter retorno sobre esse investimento.


Você também pode gostar de ler:

Ferramentas de Branding Marketing Digital

Ferramenta de Branding: como encontrar a ideal para o seu negócio

Pop-up para gerar leads

Pop-up como ferramenta para gerar Leads

Abordagem comercial

E-mail ou telefone? 4 dicas para identificar a abordagem comercial ideal