Marketing no Metaverso: Entenda as Vantagens de Explorar essa Estratégia no seu Negócio

O Metaverso veio para ficar e pode ajudar a inovar o seu modelo de trabalho através de um mundo virtual repleto de oportunidades. Confira!

Metaverso
Leitura de 8min

Vez ou outra sempre bate aquela vontade de ir para um universo diferente, onde novas experiências podem ser descobertas e exploradas, não é verdade? Em outras palavras: aquela vontade de esquecer dos problemas por alguns instantes e fugir um pouquinho da realidade.

Mas acredite: a cada dia que passa estamos caminhando justamente para isso. Afinal de contas, o metaverso é real e, aos poucos, vem mostrando sua força. Uma força tão significativa que inspirou empresas de diversos segmentos, até mesmo o Facebook, a marcarem presença neste ambiente promissor.

Diz aí: preparado para embarcar nesse universo paralelo e entender porque o seu negócio deve aproveitar essa oportunidade? Então vem!

O Que é o Metaverso?

Tecnologia de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e conectividade com a internet. Todos esses recursos, em conjunto, são capazes de criar uma realidade digital imersiva, dessas que você com certeza já viu em muitos jogos digitais.

Esse ambiente digital alternativo que viabiliza uma experiência sensorial real e desperta emoções é o que caracteriza o metaverso. Porém, vale destacar que ele vai muito além do mundo dos jogos, podendo ser utilizado em todas as esferas da vida (compras em um shopping, reuniões, encontros, viagens, transações bancárias, etc). Ou seja, com o seu avatar é possível fazer todas essas atividades.

Por Que o seu Negócio deve Investir no Metaverso?

Pare e pense por um instante: com a pandemia do Coronavírus, quantas empresas ao seu redor precisaram fechar suas lojas físicas e adaptarem seu trabalho somente para o ambiente digital? Ou então, volte o olhar para si mesmo: como foi esse período para o seu próprio negócio?

Temos certeza de que você viu a necessidade de marcar ou reforçar a sua empresa online, já que cada vez mais pessoas passaram a recorrer a esse modelo remoto, seja para trabalhar, comprar ou interagir.

A transformação digital junto a essa mudança de comportamento faz com que o processo de digitalização dos negócios acelere ainda mais e é por esse motivo que o metaverso é uma boa oportunidade de investimento.

A partir dele é possível se pensar em iniciativas que integram o mundo online e offline, destacando sua marca de forma moderna, interativa e criativa, além de conquistar novos clientes, melhorar a experiência de compra do seu público e aumentar os seus lucros.

Imagine, por exemplo, que o seu negócio marque presença em um evento importante da sua cidade usando essa estratégia para criar uma experiência imersiva aos participantes. Isso fará com que mais e mais pessoas conheçam a sua marca. Inclusive, você pode oferecer benefícios para quem interagir com esse cenário.

Essa presença temporária no metaverso pode servir para que testes sejam feitos, algo que, futuramente, vai te ajudar a se estabelecer de vez nessa realidade. Ou seja, aos poucos você vai moldando o seu negócio para que produtos e serviços sejam disponibilizados 24 horas por dia e 7 dias da semana.

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Passo a Passo para Começar a Pensar no Metaverso

1. Defina Estratégias

Lembre-se: os seus consumidores em potencial precisam fazer parte do metaverso para que você também faça. Afinal de contas, será necessário que você invista em presença digital, assim como em um canal digital de vendas para integrar esse ambiente e é claro que esse esforço não pode ser em vão.

Se o seu público de fato estiver, quais estratégias você deseja direcionar a eles? Seu trabalho será voltado para promover a fidelidade da base? Aumentar a conscientização entre novos públicos?

Antes de vender diretamente, é importante pensar nessas questões.

2. Estude Plataformas

Atualmente, plataformas como Fortnite, Roblox, Decentraland, Minecraft e Meta’s Horizon Worlds se destacam quando o assunto é o metaverso. Diversas empresas têm recorrido a elas para experimentar possibilidades e analisar o que tem funcionado ou não.

Dessa forma, busque conhecer um pouco mais sobre elas e verifique aquela que se adequa melhor a sua marca.

3. Avalie as Competências Necessárias

As oportunidades no metaverso ainda estão sendo descobertas e aprimoradas, o que significa que é preciso ter paciência e avaliar cuidadosamente as competências necessárias para que um bom trabalho seja realizado nesse ambiente.

Ficar atento ao trabalho de outras empresas, bem como aprender com profissionais e desenvolvedores da área é extremamente importante para que as estratégias sejam colocadas em prática de forma certeira.

Mesmo que esse seja um futuro promissor, avalie riscos, preze por um planejamento eficiente e teste diferentes oportunidades.

Veja Alguns Exemplos de Empresas que já Atuaram no Metaverso

Stella Artois

A marca de cerveja conhecida por patrocinar pistas de corrida de cavalos adentrou no metaverso ao apostar no patrocínio dentro de jogos online nesse mesmo segmento.

Vans

Ingressando na plataforma Roblox, a marca de vestuário e skate criou o “Vans World”. A partir dele, era possível realizar compras, criar e customizar tênis dentro do próprio jogo, fortalecendo assim a relação entre moda e esportes virtuais no mundo digital.

Ralph Lauren

Também dentro do jogo Roblox, a empresa de roupas apostou na criação da Winter Space. Aqui, uma área de patinação no gelo podia ser explorada, além da possibilidade de fazer compras de roupas da coleção de 1990 da marca.

Lojas Renner

Em parceria com o Fortnite, a empresa inaugurou uma loja dentro do jogo. Com a intenção de chamar a atenção do público virtual, realizou uma enquete interativa para que eles ajudassem a escolher as estampas das peças que seriam comercializadas na loja.

Itaú

A ação #2022EmUmaPalavra realizada pelo banco também foi teletransportada para o metaverso, chamando a atenção do público gamer para a campanha. Enquanto no mundo real outdoors com a frase foram colocados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no mundo virtual foram colocados na Cidade Alta, servidor de RolePlay da Outplay.

O metaverso é um trabalho em construção e é preciso estar sempre atento a essa estratégia para ajudar na transformação do seu negócio.

E aí, você acha que a sua empresa já está preparada?


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