Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Entenda as diferenças entre SEO e SEM


Diferença entre SEO e SEM

Esta é uma dúvida recorrente para quem está começando com estratégias de marketing digital. Entenda as diferenças

Conceitos similares e componentes do marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing), buscam a mesma solução: aumentar o número de visitantes que chegam ao seu site ou blog. Dessa forma, torna-se necessário entender as diferenças entre SEO e SEM para extrair o máximo de suas potencialidades.

Por se tratarem de duas estratégias diferentes, pode-se optar por uma ou até mesmo utilizar ambas conjuntamente. Assim, é necessário compreender um pouco mais sobre essas ferramentas. Pensando nisso que trazemos um artigo para que você entenda as diferenças entre SEO e SEM – escolhendo aquela que mais se adequa ao seu objetivo.

SEO: melhora no posicionamento de pesquisa

Até pouco tempo, o SEO dominava todas as estratégias de marketing digital. Isso porque, como o nome diz, é uma ferramenta para melhorar o posicionamento das URLs nos mecanismos de busca, elevando-os às primeiras posições.

Mais que isso, busca-se otimizar todas as páginas de sites e blogs, seja na estrutura dessas plataformas ou dentro do conteúdo. A consequência: tráfego orgânico, o que aumenta o número de visitantes que realmente procuram o que você publicou ou o serviço/produto que oferece.

Sua grande vantagem reside na possibilidade de não precisar investir para aumentar sua visibilidade. Contudo, deve-se entender todas as características do SEO e sua relevância para os principais motores de busca como o Google.

Baixar E-book: Geração de Leads com Google Ads

Gere mais negócios para sua empresa. Fale com as pessoas que querem mesmo o seu produto ou serviço!

Ebook: Geração de Leads com o Google Ads

SEM: patrocínio de anúncios nas ferramentas de busca

O SEM é uma estratégia que tem como foco principal o patrocínio de páginas, sites e blogs. Contudo, o próprio tráfego orgânico pode fazer parte dessa ferramenta de marketing digital, com resultados que aparecem em prazos maiores que o impulsionamento.

Aqui o objetivo é entender o comportamento do público-alvo, segmentar as campanhas para atingir esses visitantes – tudo através das palavras-chaves que irão mostrar o seu site como sugestão patrocinada.

Assim, habilita-se para aparecer no topo de buscadores, como o Google (através do Google Ads), mas também é viável para redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Afinal, qual a diferença entre SEO e SEM?

Além das características próprias que elencamos acima, há uma diferença simples e clara entre ambos: o SEO é baseado no ranqueamento a partir de estratégias que o fazem subir no posicionamento dos buscadores; o SEM é voltado para que seu site, através de um investimento, seja divulgado quando os internautas procuram determinada palavra-chave.

Dessa forma, a diferença entre ambos os torna complementares. Estratégias de marketing digital consolidadas precisam, necessariamente, ao menos considerar o SEO e o SEM para traçar o melhor caminho.

Isso porque um contribui para que o outro tenha mais relevância: quanto mais tráfego o SEM trouxer, mais relevante torna-se o SEO do site. E, na direção oposta, um bom SEO amplia a capacidade de divulgação de paginas, links, produtos e serviços através do SEM.

Diferentes, mas complementares

Por isso, quando você for definir uma estratégia de marketing, saiba: SEO On e Off Page, Links Patrocinados, Link Building, Guests Posts e uma série de outros termos se correlacionam para melhor posicionamento do seu site.

Quer ter mais conteúdos relevantes como esse para alavancar seu site? Assine a newsletter e tenha acesso a materiais exclusivos.


Você também pode gostar de ler:

10 erros comuns

Conheça os 10 erros comuns que fazem empresas perderem dinheiro

Email Marketing Design

Como criar um email marketing de alta qualidade?

Personal branding

Como fazer uma boa gestão de personal branding nas redes sociais