Conceitos similares e componentes do marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing), buscam a mesma solução: aumentar o número de visitantes que chegam ao seu site ou blog. Dessa forma, torna-se necessário entender as diferenças entre SEO e SEM para extrair o máximo de suas potencialidades.
Por se tratarem de duas estratégias diferentes, pode-se optar por uma ou até mesmo utilizar ambas conjuntamente. Assim, é necessário compreender um pouco mais sobre essas ferramentas. Pensando nisso que trazemos um artigo para que você entenda as diferenças entre SEO e SEM – escolhendo aquela que mais se adequa ao seu objetivo.
SEO: melhora no posicionamento de pesquisa
Até pouco tempo, o SEO dominava todas as estratégias de marketing digital. Isso porque, como o nome diz, é uma ferramenta para melhorar o posicionamento das URLs nos mecanismos de busca, elevando-os às primeiras posições.
Mais que isso, busca-se otimizar todas as páginas de sites e blogs, seja na estrutura dessas plataformas ou dentro do conteúdo. A consequência: tráfego orgânico, o que aumenta o número de visitantes que realmente procuram o que você publicou ou o serviço/produto que oferece.
Sua grande vantagem reside na possibilidade de não precisar investir para aumentar sua visibilidade. Contudo, deve-se entender todas as características do SEO e sua relevância para os principais motores de busca como o Google.
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SEM: patrocínio de anúncios nas ferramentas de busca
O SEM é uma estratégia que tem como foco principal o patrocínio de páginas, sites e blogs. Contudo, o próprio tráfego orgânico pode fazer parte dessa ferramenta de marketing digital, com resultados que aparecem em prazos maiores que o impulsionamento.
Aqui o objetivo é entender o comportamento do público-alvo, segmentar as campanhas para atingir esses visitantes – tudo através das palavras-chaves que irão mostrar o seu site como sugestão patrocinada.
Assim, habilita-se para aparecer no topo de buscadores, como o Google (através do Google Ads), mas também é viável para redes sociais, como o Facebook e Instagram.
Afinal, qual a diferença entre SEO e SEM?
Além das características próprias que elencamos acima, há uma diferença simples e clara entre ambos: o SEO é baseado no ranqueamento a partir de estratégias que o fazem subir no posicionamento dos buscadores; o SEM é voltado para que seu site, através de um investimento, seja divulgado quando os internautas procuram determinada palavra-chave.
Dessa forma, a diferença entre ambos os torna complementares. Estratégias de marketing digital consolidadas precisam, necessariamente, ao menos considerar o SEO e o SEM para traçar o melhor caminho.
Isso porque um contribui para que o outro tenha mais relevância: quanto mais tráfego o SEM trouxer, mais relevante torna-se o SEO do site. E, na direção oposta, um bom SEO amplia a capacidade de divulgação de paginas, links, produtos e serviços através do SEM.
Diferentes, mas complementares
Por isso, quando você for definir uma estratégia de marketing, saiba: SEO On e Off Page, Links Patrocinados, Link Building, Guests Posts e uma série de outros termos se correlacionam para melhor posicionamento do seu site.
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