O momento atual trouxe diversas dificuldades para a grande maioria das empresas ao redor do mundo. A realidade dessas empresas mudou drasticamente e muitas delas estão com dificuldades de entender em como posicionar sua comunicação nesse momento de crise.
Não importa o porte ou segmento, muitas dessas empresas terão que revisar suas estratégias de comunicação e operações gerais durante o período de crise. Essas empresas deverão buscar alternativas para atender as necessidades e expectativas de seus clientes. Então, entender como adequar uma estratégia de comunicação a uma situação de crise como a que vivemos, é um grande desafio.
Aqui na WeBrain, o desafio é ainda maior. Além de adequar nossa estratégia de comunicação, tivemos que adequar também as estratégias de comunicação de todos os clientes. São diferentes segmentos, portes e modelos de negócios que tiveram que ser estudados um a um.
Dessa forma, com a experiência que tivemos, e, pensando em ajudar mais empresas, seguem alguns exemplos de adequação na comunicação de alguns segmentos que podem te ajudar nesse processo.
Saúde
O segmento da saúde foi um dos mais afetados com a crise. A situação atual criou uma maior necessidade de comunicar aos pacientes como alguns procedimentos e práticas foram alterados, como estão sendo executados e como os pacientes podem fazer seus agendamentos sem riscos de contaminação pelo COVID-19.
Então, essa comunicação pode ser feita de diversas maneiras, como:
- Inserir banners explicativos na página principal dos sites;
- Criar popups interativos com comunicados e avisos sobre o funcionamento da unidade de saúde;
- Elaborar landing pages com informações adicionais e relevantes para o paciente;
- Postagens em redes sociais de conteúdos e vídeos explicativos.
Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução
Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!
Varejo
Outro segmento que vem sofrendo com a crise é o varejo. A maioria deles tiveram que revisar seus modelos de negócio para atender seus clientes de diferentes maneiras. Dessa forma, o principal desafio é comunicar seus clientes sobre as novas praticas do negócio e como esses clientes podem consumir da empresa durante esse período.
Algumas ações tomadas foram:
- Comunicação aos clientes para as novas formas de compra que essas empresas disponibilizam;
- Promoções em redes sociais com os horários alternativos de funcionamento;
- Comunicação dos cuidados praticados pelas empresas no atendimento de seus clientes;
- Comunicação de oportunidades especiais para encomendas via delivery.
Alimentação
O primeiro segmento a sentir os efeitos da crise também foi o primeiro segmento a ter que “se mexer” para se adequar ao momento. Assim, a grande maioria migrou suas operações para o delivery, porém, existia a necessidade de informar aos clientes que agora eles poderiam consumir daquele estabelecimento recebendo o alimento em casa.
Seguem algumas ações que a comunicação realizou:
- Comunicação em redes sociais sobre a possibilidade de consumo via delivery;
- Criação de cardápio online;
- Comunicação em redes sociais sobre as plataformas de delivery em que a empresa está presente (Ifood, UberEats…);
Criação e comunicação de cupons de desconto e fidelidade.
Infelizmente, a crise afeta a todos e deve permanecer por um período longo e incerto. Portanto, não importa o segmento do seu negócio, todos terão que se adequar e buscar alternativas que mantenham a viabilidade da empresa.
Mas, além de rever suas operações, sua empresa precisa comunicar seus clientes sobre como será o relacionamento entre ambas as partes nesse momento. Procure alternativas para passar pela crise, e também busque alinhar sua comunicação com seus clientes para que todo o esforço não seja em vão.