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Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas Que Funcionam!

Existem diversas estratégias de marketing disponíveis, mas nem todas são tão eficientes quanto o marketing digital

Por Equipe Webrain11 de abril de 201910 de agosto de 2021
marketing digital para pequenas empresas
Leitura de 7min

Ao iniciar um pequeno negócio, o primeiro desafio do empreendedor é como fazer com que seus primeiros clientes entrem pela porta. Assim, muitos gestores buscam formas tradicionais para alcançar esse objetivo. Fazem anúncios impressos e jogam aos quatro ventos, colam cartazes em locais de grande circulação e claro, anunciam no “jornalzinho” do bairro.

Não podemos dizer que essas formas de propaganda não valem a pena. Mas será que esses anúncios estão atingindo seu público alvo? Será que o retorno sobre o investimento nesses anúncios está positivo? Quais os resultados reais dessas ações?

Quando pequenas empresas investem os poucos recursos que possuem em marketing, a intenção será sempre gerar resultados. Nessa linha de raciocínio, o ideal é que o gestor dessa pequena empresa saiba exatamente os resultados gerados pelo investimento. Dessa forma, o marketing digital para pequenas empresas é o investimento ideal para quem busca mensurar os resultados alcançados através de suas ações de marketing.

O marketing digital possui diversas vantagens frente ao marketing tradicional. O ambiente online possui um imenso mercado consumidor, e nenhum negócio deve ignorar as oportunidades que o marketing digital oferece.

A quantidade de clientes que você pode alcançar através do marketing online é muito maior do que você pode atrair através de ações de marketing “offline”. Dessa forma, através do marketing digital, seu pequeno negócio pode alcançar um público muito maior, com menor investimento. E o principal, os resultados gerados por essas ações poderão ser mensurados.

Além de trazer melhores resultados para as ações de marketing, o marketing digital possui benefícios:

  • Permite interação com seu público alvo dando condições de compreender exatamente o que eles estão procurando;
  • Conhecer exatamente o perfil de seus clientes;
  • Acompanhar os resultados de forma instantânea e mudar a estratégia de forma mais rápida através dos resultados obtidos.

Entendeu as vantagens? Seguem algumas dicas para você aplicar agora mesmo e fazer seu negócio conquistar novos clientes.

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Busque seus concorrentes na internet

A primeira dica de marketing digital para pequenas empresas, é buscar outras empresas do mesmo segmento na internet. Dessa forma, procure por seus produtos ou serviços no Google, entre nas redes sociais das empresas do mesmo segmento. Procure saber o que essas empresas estão fazendo e tente compreender o que parece estar dando certo.

Ao observar o que seus concorrentes estão fazendo, você terá a chance de entender o que realmente funciona e o que não funciona no ambiente online para seu público alvo. Observe quais conteúdos eles estão usando, busque entender se eles trabalham mais com imagens, vídeos ou texto. Qual linguagem é melhor aceita? Essa análise trará informações muito importante para suas estratégias de marketing digital.

Presença Digital

A segunda dica de marketing digital para pequenas empresas é iniciar sua presença digital. Portanto, o ideal é buscar um parceiro que possa te fornecer um site otimizado para os mecanismos de busca, procure por um site otimizado em SEO (Search Engine Optimization). Um site que não tenha essa otimização dificilmente será encontrado em uma busco no Google, por exemplo.

Além de ser encontrado nas pesquisas, o site será o destino de todos os esforços em marketing digital. Portanto, ter uma página bem elaborada, que traga uma experiência agradável para o usuário que chegar até ela é fundamental para quem quer ter resultados.

É importante que seu cliente consiga achar o que ele procura, para isso, o site deve ser pensado para que o cliente realize o que ele está buscando. Um simples botão de contato via Whatsapp pode significar o sucesso ou o fracasso das suas ações de Marketing Digital.

Canais de atração

O marketing digital para pequenas empresas é o que mais depende de canais de atração. Lembra da primeira dica? Faça uma análise dos canais mais utilizados pelos concorrentes e empresas do mesmo segmento. Procure entender onde estão os esforços, qual a abordagem e o que tem dado mais resultado.

Alguns negócios têm mais sucesso com o Facebook, outros negócios trabalham mais com o Instagram e alguns só conseguem resultado com o YouTube. Assim, ao analisar seus concorrentes, você terá informações para direcionar seus esforços e investimento onde realmente seu negócio terá melhor desempenho. Não dilua seu investimento, que provavelmente é limitado, tentando descobrir qual mídia traz os melhores resultados.

Frequência e relacionamento

Como em qualquer ação de marketing, o marketing digital para pequenas empresas não trará resultados imediatos. Suas ações devem ser frequentes. Nas redes sociais, por exemplo, você deve inserir um novo conteúdo todos os dias, de preferência investindo parte do seu orçamento no impulsionamento desses conteúdos. Sua marca só será lembrada se fizer parte do dia a dia de seus clientes.

Além de sempre estar presente no dia a dia de seus clientes, é importante que sua marca busque interagir com eles. Seus clientes querem se sentir atendidos. Dessa forma, responda os comentários feitos nos conteúdos, pergunte o que eles mais gostam, interaja o máximo possível. Esse relacionamento os deixará ainda mais próximo da sua empresa.

Concluindo

O marketing digital para pequenas empresas é um grande aliado para novos negócios. Não existe uma forma de marketing que traga mais vantagens quando falamos de empresas que estão iniciando suas atividades.

Através do marketing digital, além de sua marca ter um alcance muito maior que o marketing tradicional, os dados colhidos através de suas ações trarão informações muito importantes para o negócio.

Com o Marketing digital para pequenas empresas, o gestor saberá com muito mais clareza quem são seus clientes. Bem como o que eles procuram, como eles preferem ser atendidos, o que os agradam e quais caminhos a empresa deve tomar para crescer cada vez mais.


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