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Brandformance: Branding e Performance agora são aliados!


Brandformance

O conceito de brandformance é relativamente novo, entenda o conceito e como integrar nas suas estratégias

Nos últimos anos, o universo do marketing digital iniciou uma corrida pela performance. Pautada principalmente pelo aumento das vendas, performance tornou-se “a menina dos olhos” de quem buscava sucesso com o marketing digital.

Por outro lado, avaliar a performance das estratégias de branding e consequente fortalecimento da marca sempre foi um desafio. A avaliação dos resultados alcançados com as estratégias de branding sempre pareceu limitada.

Com a evolução do marketing digital, separar performance de branding passou a não mais fazer sentido. Em um universo onde tudo está integrado, a possibilidade de unir essas forças tornou-se um objetivo plausível. E assim o conceito de brandformance tomou força.

Brandformance, em poucas palavras, significa aplicar um modelo que associe performance à construção e fortalecimento da marca, ou branding. Essa associação pode parecer contraditória, já que sempre associamos performance ao aumento das vendas, mas com o marketing digital e sua capacidade de mensuração, isso é sim possível.

A chave para mensurar a performance de suas estratégias de branding está no feedback das campanhas. Através de KPI’s e métricas que antigamente eram consideradas intangíveis no marketing “offline”, o marketing digital hoje é capaz de entregar os resultados obtidos em uma campanha de branding e através dessas informações melhorar a performance em vendas.

Quando os profissionais do marketing buscam os resultados alcançados com uma campanha, a mensuração desses resultados não visualizava toda a jornada que leva um cliente a adquirir da marca. A métrica analisada sempre foi à mesma, conversões em vendas.

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O cálculo do ROI, na grande maioria das vezes, é feito de forma simples. Investimos X e o retorno sobre o investimento foi de 3X. Sucesso! Mas será que o retorno alcançado de 3X aconteceu somente pelo investimento específico daquela campanha? Não é o entendimento do conceito de brandformance.

É hora de integrar às estratégias e unir forças, Brandformance ativar!

Integrar as estratégias de branding e performance, depende da união das métricas utilizadas para analisar os resultados alcançados com o marketing digital. A análise do engajamento nas redes sociais e os resultados de vendas provenientes do marketing digital, agora será única.

Existem algumas métricas essenciais para quem quer unir essas forças e tornar essa analise unificada. Segue algumas delas:

  • Avaliações no ambiente digital
  • Interação com conteúdos em redes sociais
  • Impressões únicas e impressões totais das campanhas
  • Taxa de cliques e conversões
  • Cadastros de leads
  • Crescimento da audiência
  • Recompra e sua frequência
  • Número de novos clientes

Ao analisar essas métricas, o profissional de marketing deve correlacionar os números alcançados. Se existe um aumento no engajamento nas redes sociais através da interação com os conteúdos, e no mesmo período observou-se aumento na recompra de alguns clientes, significa que para melhorar a performance em vendas os esforços em alcançar essa interação devem ser continuados.

Obviamente, as métricas devem ser pré estabelecidas de acordo com a estratégia e segmento de negócio. Em segmentos ligados a serviços, métricas como número de solicitações de atendimento via formulário é fundamental, já quando falamos em vendas de produtos, a recompra pode ser significado de boa performance com o marketing digital.

Cada modelo de negócio possui suas características, às vezes, em um mesmo segmento, a gestão da empresa entende o sucesso de forma diferente. Por exemplo, para alguns profissionais da saúde bucal sucesso significa atender o maior número de pacientes possíveis, já para outros, sucesso significa atender pacientes que precisem de determinado tratamento que geram um resultado em remuneração mais satisfatório.

Entender exatamente qual o objetivo da empresa com o marketing digital e quais métricas e KPI’s devem ser avaliadas é fundamental. O significado de boa performance pode variar de negócio para negócio.


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