LinkedIn Remove Carrosséis Nativos, Vídeos de Perfil e Links nas Imagens

Leia o artigo completo e entenda como a exclusão desses recursos no LinkedIn aconteceu!

Mudanças no LinkedIn
Leitura de 8min

Considerada uma das maiores redes sociais profissionais, desde que foi lançado, no ano de 2003, o LinkedIn vem passando por uma série de atualizações, disponibilizando, de tempos em tempos, diversos recursos para todos os seus usuários.

Em 2021, por exemplo, os vídeos de perfil foram adicionados. Dessa forma, era possível compartilhar um pequeno videoclipe vinculado à própria imagem de perfil, acompanhado ainda dos chamados “prompts” (perguntas ou frases de destaque que ajudavam a chamar a atenção para o assunto em questão).

Já em 2022, duas novas funcionalidades também foram anunciadas: a possibilidade de publicação de carrosséis nativos (mês de julho) e a incorporação de links em vídeos e imagens (mês de agosto). Este último, inclusive, passou a ser muito utilizado para o direcionamento de tráfego pago dentro da plataforma.

Mas a questão que queremos chegar aqui é: da mesma forma que o LinkedIn pode incluir novos recursos, também pode optar pela exclusão de cada um deles.

E adivinha só? Todos os três elementos mencionados acima deixaram de existir no fim do mês passado (mais precisamente no dia 26 de Junho).

Confira o e-mail enviado aos criadores de conteúdo informando sobre a descontinuação das ferramentas:

“Graças ao seu feedback inestimável, descobrimos que algumas de nossas ferramentas de criação não estão facilitando sua capacidade de compartilhar todas as suas experiências incríveis e conhecimentos com sua comunidade. Isso inclui carrosséis, vídeos de perfil e a capacidade de incorporar links clicáveis ​​na imagem ou no vídeo de suas postagens. Portanto, a partir de 26 de junho, removeremos essas ferramentas, embora suas postagens atuais ainda possam ser visualizadas”

De que forma a remoção dos recursos impacta os usuários do LinkedIn?

Como podemos observar através da mensagem divulgada pela rede social, a decisão de remover os três recursos foi tomada levando em conta o feedback dos próprios usuários (ou melhor dizendo: da maioria deles).

É certo que os links em imagens e vídeos, assim como os vídeos vinculados ao perfil, não despertaram o efeito (e o interesse) esperado. Contudo, a exclusão dos carrosséis nativos é algo que realmente chama a atenção, principalmente pelos bons níveis de engajamento que gerava para muitos usuários.

Mas não só por isso! Durante muito tempo, os usuários tiveram que publicar postagens improvisadas em carrossel, por meio do “truque do link PDF”, quando a função dos carrosséis nativos ainda não estava disponível.

Sendo assim, quem realmente gosta e já está acostumado a investir na produção de conteúdo voltado para esse tipo de formato, com certeza sentirá o impacto dessa mudança, sendo preciso ir em busca de outras soluções (ou retomando ao anexo PDF ou apostando em outros formatos).

Não quer dizer adeus aos carrosséis? Entenda como fazer a postagem utilizando o anexo em PDF!

Se você abriu a sua conta no LinkedIn após a função dos carrosséis nativos ter sido inserida, talvez não saiba como funciona o “truque do link PDF”. E, cá pra nós, esse é um bom momento para aprender, caso decida continuar com esse estilo de publicação, não é mesmo?

Vem com a gente conferir o passo a passo!

Mas, antes disso, um detalhe importante:

Para a publicação de um carrossel no LinkedIn é preciso que o seu arquivo esteja salvo em algum desses formatos: PDF, PPT, PPTX, DOC ou DOCX. Lembrando que, por não ter limitação no formato da imagem, o PDF acaba sendo a opção mais indicada nesse caso. E atenção! Ele não deve exceder 100MB, combinado?

Com isso em mente, agora é só acompanhar as seguintes etapas:

Passo 1: Abra o LinkedIn;

Passo 2: Na página inicial, clique em “Criar Publicação” (ao fazer isso, uma janela será aberta);

Passo 3: Clique em “Adicione um Documento” (ícone representado por uma folha de papel);

Passo 4: Clique em “Selecionar arquivo” para fazer o upload do arquivo PDF (podendo ele estar armazenado no computador ou em nuvem);

Passo 5: Assim que o carregamento tiver sido finalizado, insira um título e depois clique no botão “Concluído”;

Passo 6: Na janela seguinte, acrescente a legenda da publicação, bem como as hashtags desejadas;

Passo 7: Role a janela para uma visão geral, revise e clique em “Publicar”.

Prontinho! Agora o seu carrossel será publicado e aparecerá no feed como uma galeria.

Caso precise fazer algum ajuste, o LinkedIn permite apenas a edição do título e descrição, e não do documento em si. Se houver a necessidade de ajuste no próprio documento, é preciso excluir a postagem e fazê-la novamente.

Para publicações realizadas tanto pelo computador quanto pelo celular, o passo a passo segue o mesmo.

Deseja impactar mais usuários e gerar resultados cada vez mais positivos? Comece a investir no LinkedIn Ads!

Muito mais que investir em um bom marketing de conteúdo para essa rede social, você também pode utilizar o gerenciador de anúncios da plataforma para aproximar da sua audiência e colher bons resultados no dia a dia do seu negócio.

São inúmeros formatos de anúncios, modelos, segmentações e formas de pagamento disponibilizados para potencializar as suas estratégias, fortalecer a sua presença digital, direcionar melhor as suas campanhas e ações, e conquistar leads qualificados.

Junto a tudo isso, também é possível definir as métricas a serem monitoradas, acompanhando todos os detalhes do processo e, a partir disso, analisar aquilo que tem funcionado e aquilo que precisa de aprimoramento.

Para publicações de qualidade e anúncios feitos da forma certa, conte com a nossa equipe!

Por aqui, trabalhamos com as principais mídias de tráfego pago do mercado, como LinkedIn Ads, Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. Tudo feito de forma clara e eficiente para acelerar a geração de tráfego e conversões.

Já são inúmeros os cases de sucesso e o seu negócio pode muito bem ser o próximo.

Que tal saber todos os detalhes e iniciar essa parceria o quanto antes?

Entre em contato e converse com a gente!

E, claro, para ficar por dentro de mais assuntos como este, continue acompanhando nosso blog.

Até a próxima!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital