Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

5 Perguntas que Você deve se Fazer Antes de Escolher um Logotipo


Logotipo

Como saber se um logotipo é bom e por que isso é importante no desenvolvimento da sua marca

O logotipo é o rosto da sua marca, portanto é importante que ele transpareça a essência da sua empresa. Sabemos que nos primeiros segundos já temos as primeiras impressões de uma pessoa ou uma marca, e são nesses segundos que sua logo deve passar confiabilidade ao seu potencial cliente.

Mesmo parecendo “conversa de marketeiro”, devido à necessidade de passar a mensagem em poucos segundos, a evolução da publicidade vem diminuindo gradativamente o período de tempo para mostrar a essência das marcas. Muito disso se deve as redes sociais, onde as pessoas consomem conteúdos de forma dinâmica e em uma velocidade maior que nas mídias tradicionais.

Com uma janela de tempo tão curta para chamar a atenção de seus potenciais clientes, a importância de uma boa identidade visual nunca foi tão relevante. Portanto, uma logo não deve ser apenas um símbolo, um logotipo deve comunicar o propósito da marca e refletir isso aos clientes e potenciais clientes em um curto espaço de tempo.

Para alcançar esses objetivos ao definir por uma logo para sua marca, compilamos 05 perguntas a serem feitas ao escolher um logotipo eficaz e capaz de transmitir a essência de sua marca ao público.

1. O logotipo é versátil, de fácil aplicação?

Um logotipo versátil deve ser bem desenhado. No processo de decisão, procure entender onde a logo será aplicada e quais são as possibilidades de aplicação. Muitas vezes o design parece incrível a primeira vista, mas ao aplicar em uma postagem em rede social, ou até mesmo em um cartão de visita, a logo pode parecer um carimbo borrado.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

2. Posso considera-la simples?

Voltando a pergunta anterior, para ser versátil uma logo deve ser simples. Geralmente quanto mais simples, mais eficaz e maior será a facilidade de aplicação da logo. Além disso, logotipos simplificados são mais fáceis de serem identificadas por seus clientes. Busque o básico, pode parecer difícil em um primeiro momento, mas escolher um logotipo limpo e com o mínimo de detalhes é o caminho a percorrer.

3. Tem fácil memorização?

A facilidade em memorizar uma imagem está diretamente ligada à simplicidade. Mesmo depois de desenvolvidas algumas opções, procure identificar se existe algo desnecessário, o simples transparece mais que o rebuscado. Seu logotipo deve transmitir a mensagem mais importante do seu negócio, assim seu público terá maior facilidade em reconhecê-lo.

4. Ele é adequado ao plano de negócio?

Não levar em conta seus gostos pessoais é difícil ao escolher um logotipo que será o rosto da sua empresa, mas antes de você, pense no seu público-alvo. Seu logotipo deve refletir o negócio que você está iniciando e o negócio que você planeja no longo prazo.

Seu logo não deve ser pensado para refletir um produto ou um serviço único que você deseja fornecer. O logotipo da Adidas não é um tênis, o da Apple não é um computador, e eles são reconhecidos facilmente por seus clientes. Desenvolva seu logotipo sem restringi-lo a um produto ou serviço especifico.

5. O logotipo é atemporal, vai envelhecer bem?

As tendências vêm e vão da noite para o dia. Dessa forma, ao escolher seu logotipo, não busque o que há de mais “moderno” no momento, provavelmente em pouco tempo ele precisará de uma reformulação. É muito mais fácil e eficaz definir por um logotipo atemporal, que possa envelhecer bem.

Concluindo

Não fizemos esse post pensando em um manual para o desenvolvimento do seu logotipo. A intenção é que essas 05 simples perguntas te ajude a definir por um logotipo que transpareça a essência da sua marca e perdure por um longo prazo. Esperamos que te ajude na decisão.


Você também pode gostar de ler:

SEO e RP, uma parceria de sucesso

SEO e RP, uma parceria de sucesso

Influenciadores Digitais

Vale a Pena o Marketing Investir em Influenciadores Digitais?

Desenvolvimentos e configurações Marketing Digital

O que são desenvolvimentos e configurações em Marketing Digital