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Como Evitar que o Seu E-mail Seja Considerado SPAM

Entenda porque um e-mail considerado SPAM é tão prejudicial para o seu negócio e confira dicas importantes para evitar que o seu conteúdo caia nessa caixa tão indesejada

Por Equipe Webrain28 de abril de 20224 de maio de 2022
Como Evitar SPAM
Leitura de 8min

O que antes se tratava de uma marca americana de presunto enlatado (SPAM = abreviação de spiced ham – “presunto apimentado”), com o tempo acabou se transformando em sinônimo de algo indesejado ou, em outras palavras, uma “mensagem não solicitada”.

Ficou confuso? A gente explica!

O termo SPAM passou a ser usado após o grupo humorístico britânico Monty Python mencionar a palavra em uma de suas esquetes. (Durante a cena, a atendente lê o cardápio de uma lanchonete, no qual todos os pratos vinham acompanhados pelo presunto SPAM e, mesmo uma cliente não gostando, as pessoas à sua volta insistiam para que ela consumisse o produto).

Depois disso, não teve jeito: o termo pegou! E, hoje em dia, é muito utilizado para se referir aos conteúdos de e-mails indesejados, recebidos por contatos não autorizados. Ao abrir sua caixa de e-mail, provavelmente você vai se deparar com muitos deles, pode apostar!

Mas a questão aqui é: se o seu negócio utiliza o envio de e-mail como uma das estratégias de marketing digital, a fim de criar um relacionamento próximo com os consumidores e aumentar suas vendas, obviamente não vai querer que esse conteúdo seja considerado como SPAM ou, em outras palavras, o temido “lixo eletrônico”, não é verdade?

É pensando nisso que hoje trouxemos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a evitar esse problema. Acompanhe a seguir!

Dicas Para o Seu E-mail Não Cair no SPAM

Tudo Começa por Uma Base de Leads Própria…

Antes de qualquer coisa, vale mencionar que quando um e-mail é ignorado, excluído ou marcado como spam por parte dos usuários, tudo isso é levado em conta para a reputação do remetente. No caso dessas ações, por exemplo, isso certamente geraria uma baixa reputação.

Por outro lado, aqueles que se interessam pelo e-mail e interagem com o mesmo (abrindo, clicando nos links, respondendo, encaminhando para outros usuários, etc), contribuem para o aumento dessa reputação.

E pode acreditar: os softwares presentes nesses serviços de e-mail estão acompanhando todo esse comportamento. Por isso a importância de construir a sua própria base de leads e enviar as mensagens apenas para quem realmente deseja recebê-las. Assim, sua entrega não será prejudicada.

Analise e Escolha Bem a Sua Ferramenta de Envio

Sim, a reputação da empresa que você irá contratar para realizar o envio de e-mails em massa também é parte importante desse processo. Dessa forma, se as pontuações dos endereços de IP forem ruins as chances de entrega do conteúdo para toda base de contatos, consequentemente, serão menores.

Sendo assim, antes de tomar a sua decisão, faça uma pesquisa na internet. Converse com profissionais da área ou com alguém que tenha tido experiência com essas plataformas e confira os reviews daquelas que despertaram seu interesse. Verifique também o número de reclamações e a quantidade de spamtraps.

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Forneça a Opção de Descadastro

Como você já sabe, opiniões mudam a todo instante e, da mesma forma que um usuário já quis receber seu conteúdo, pode ser que não demonstre mais esse interesse. É exatamente por esse motivo que você precisa disponibilizar a opção de descadastramento a cada e-mail enviado. Uma mensagem simples e visível, como “Não quer mais receber nossos e-mails? Clique aqui!” já é suficiente.

Fazendo isso você evita que e-mails indesejados continuem sendo disparados e gerem algum dano à imagem do seu negócio.

Defina uma Periodicidade de Envio

Aqui, o que vale é buscar sempre por um equilíbrio.

Seus usuários não vão querer abrir a caixa de e-mail e se deparar com milhares de e-mails enviados por você. Em contrapartida, essa frequência de envio também não pode ser tão pequena, uma vez que se isso ocorrer o usuário poderá facilmente perder o interesse ou “esquecer” da sua marca.

Portanto, nossa dica é: invista em pesquisas com o seu público e descubra a periodicidade que gostariam de receber esses conteúdos, assim como o melhor horário e assuntos específicos de interesse. Em um e-commerce de roupas, por exemplo, pode ser que alguém queira receber informações apenas sobre promoções de peças voltadas para o público infantil. Portanto, enviar e-mails relacionados à moda adulta não vai fazer muito sentido.

Definindo todas essas questões, será muito mais fácil criar um relacionamento eficiente entre empresa e cliente.

Atente-se a Elaboração da Sua Mensagem

Para que o seu conteúdo desperte a atenção dos usuários é essencial que tudo seja muito bem pensado. Isso significa que, além de prezar pela qualidade da mensagem (ensinando algo novo, informando sobre um novo produto ou serviço, etc), tudo deve ser passado de forma clara e objetiva.

Junto a isso, não esqueça de se identificar no e-mail enviado (passando confiança para o usuário), personalizar a mensagem com o nome de cada usuário e escolher um bom assunto para o e-mail. Evite mensagens como “promoção”, “compre agora”, “clique aqui”. Frases como essas podem ser facilmente consideradas spam.

E lembre-se: aqui o que você deseja é convidar o leitor para um conteúdo interessante.

Utilize Templates HTML

Além de contribuir para um design mais atrativo, os templates HTML (modelos de e-mails prontos que podem ser customizados com a sua mensagem), garante que todos os usuários recebam o conteúdo, independentemente se o próprio leitor ou seu provedor não autorizar a exibição de imagens.

Dessa forma, você pode personalizar o conteúdo com textos e imagens, tornando-o ainda mais convidativo ao público.

Por ser responsivo, ele também será um ponto positivo para aquelas pessoas que têm costume de ler seus e-mails pelo celular, adaptando-se bem ao tamanho das telas menores.

Não Compre Listas de E-mails

Isso é algo completamente óbvio, mas não custa reforçar: nunca, em hipótese alguma, faça a compra de listas de e-mails prontas. Essa prática terá o efeito contrário do que você de fato estará esperando: não só o investimento não valerá a pena, como também poderá manchar a imagem do seu negócio.

Apostar em um trabalho bem feito, planejado de forma estratégica, que busca informar, atrair, convencer e fidelizar o cliente é sempre o melhor caminho a seguir.

Nós, da WeBrain, estamos preparados para fazer tudo isso acontecer junto com você!

Não perca mais tempo e conheça as nossas soluções!


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