O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. De acordo com o relatório Mídias Sociais 360º, realizado pela FAAP e pela Socialbakers, houve um crescimento notável no número de seguidores de perfis de marcas nessa rede social. Os dados são do período de julho a setembro de 2018, e demonstra uma média de crescimento de 140 mil seguidores por marca analisada. Além disso, ao contrário do Instagram, outras redes sociais como o Facebook e o Twitter têm diminuído seu crescimento. De acordo com outra pesquisa, a Social Media Trends 2018, o Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil.
Sabendo disso, é evidente a relevância da presença das marcas nessa rede social. Com isso, surgiram inúmeras ferramentas para Instagram com recursos que a plataforma sozinha não oferece. Veremos algumas delas e como elas podem ajudar a sua marca.
As principais ferramentas para Instagram
Os recursos das ferramentas para Instagram são muitos, mas alguns deles são mais comuns. A programação de publicações é uma das mais frequentes. Além disso, têm destaque também a automatização de algumas ações como ‘curtir’, ‘seguir’ e ‘comentar’. Sem contar, ainda, o envio de mensagens automatizado. Ficou interessado? Então confira, em mais detalhes, o que cada uma das ferramentas pode fazer:
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Postgrain
Criado especificamente para programação de publicações, o Postgrain é uma das ferramentas para Instagram mais conhecidas. Hoje, é possível programar também os stories na plataforma. Além disso, o PostGrain oferece a possibilidade de enviar mensagens diretas por meio do computador. Sem contar, ainda, que a ferramenta traz relatórios dos seus resultados.
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mLabs
O mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Ele inclui, além do Instagram, o Facebook, o LinkedIn, o Youtube, o Twitter e o Pinterest.
Para o Instagram especificamente, o mLabs traz a possibilidade de programar publicações e stories. A plataforma oferece, ainda, a opção de enviar mensagens diretas. Nesse recurso, você pode categorizar as mensagens, criando tags por temas. Nele, também é possível também salvar as mensagens mais utilizadas, padronizando respostas à perguntas frequentes.
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Perforgram
O Perforgram é uma ferramenta criada com o objetivo de gerar mais resultados nos perfis de negócios do Instagram. Assim, sua principal funcionalidade é procurar por perfis que sejam o público-alvo do negócio. Ao encontrar esses perfis, a plataforma interage com eles. Essa busca tem por base uma localização e algumas hashtags pré definidas por quem gerenciar a ferramenta. É possível, ainda, buscar por perfis que sigam concorrentes do mesmo segmento.
Além disso, no Perforgram você pode enviar mensagens diretas de boas vindas àqueles perfis que seguirem você.
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Gerenciagram
Semelhante ao Perforgram, o Gerenciagram também traz o recurso de busca de perfis (por meio de hashtags, localizações ou perfis de concorrentes) e o envio de mensagens diretas de boas vindas. No entanto, a grande vantagem do Gerenciagram, é que além disso, ele também possui os outros recursos mais conhecidos que as outras plataformas possuem. Ou seja, no Gerenciagram você pode também programar suas publicações e stories. Também há, ainda, a opção de organizar comentários e os relatórios de resultados.
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Iconosquare
O Iconosquare se destaca por sua capacidade de demonstrar resultados de performance. Ele traz relatórios com a relação entre a frequência de postagens e o ganho (ou perda) de seguidores, por exemplo. Dentre outros indicadores, ele demonstra a evolução da página em números de curtidas, comentários e engajamento.
Além disso, a plataforma tem a opção de acompanhar concorrentes, para que você possa comparar seus resultados com os deles. Com todos esses dados em mãos, fica fácil adaptar suas estratégias.
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Bume
O Bume é uma ferramenta que tem como principal objetivo alcançar mais seguidores, assim como o Perforgram. Dessa forma, o que ele faz é buscar por perfis por meio de hashtags e localizações específicas. Além disso, ele faz o envio de mensagens diretas tanto para novos quanto para antigos seguidores.
A ferramenta realiza, ainda, o agendamento de publicações.
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Etus
O Etus foi criado inicialmente para o agendamento de postagens, mas hoje realiza também outras funções. Dentre elas, há a criação de relatórios bastante completos (os quais incluem os resultados de stories), o sistema de repost e o envio de mensagem direta por meio do computador.
Escolhendo a melhor ferramenta
Ao decidir pela melhor ferramenta para Instagram para o seu negócio, você deve pesquisar sobre o seu público, e saber que objetivo você quer alcançar com a plataforma. Algumas estratégias podem funcionar bem para uma determinada marca, enquanto podem não ser tão efetivas para uma outra. O que vale, principalmente, é ter planejamento em suas estratégias e estar constantemente as testando, para verificar o que melhor funciona para a sua marca.
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