Você já conhece os desafios enfrentados pela sua agência de viagens. A cada dia, uma eterna jornada a caminho de um mesmo destino: o coração de seus clientes atuais e em potencial. Mas você sabia que com o Marketing Digital para Turismo, é possível tomar um atalho muito mais rápido nessa viagem? Aprenda a voar alto conhecendo conceitos básicos de Marketing Digital e suas aplicações na área de viagens.
Conheça o território: as personas no Marketing Digital para Turismo
Qualquer viajante precisa de algumas informações chave sobre seu destino para fazer uma viagem proveitosa, certo? Por isso, da mesma forma, você deve se preparar com conhecimento prévio sobre o seu público.
Para isso, observe quem são os clientes que chegam até você. São homens, mulheres? Jovens adultos, pessoas de meia idade, idosos? No que trabalham? Possuem filhos? Estão presentes em quais redes sociais? Dentre outras informações relevantes que você possa encontrar.
Assim, após fazer essa observação, trace um mapa com esses dados. Hoje, uma das formas mais eficientes de se fazer isso é com o uso das personas.
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Como criar personas: traçando o mapa ao destino
As personas são pessoas fictícias baseadas em seus clientes ideais. Dessa forma, elas devem ter definidas algumas informações como nome, cargo, idade, mídias consumidas, objetivos e desafios enfrentados. Por último, você deve descrever como sua agência de viagens pode ajudar essa persona.
Recomendamos que você tenha de 2 a 4 personas para que você possa criar uma estratégia eficiente.
Veja, agora, um exemplo de persona criada para uma estratégia de Marketing Digital para turismo.
Agora você já entendeu como uma persona é criada. Ou seja, você já tem o mapa. Falta, agora, traçar como você fará essa viagem.
Planejamento de Marketing Digital para Turismo: preparativos para a viagem
Você já tem as informações sobre o seu destino (lembrando: o coração do cliente) e um mapa para ele (as suas personas). Agora, é hora de definir como você fará para alcançá-lo, com seu mapa.
Saiba, primeiro, que você deve ir onde sua persona está. Verifique então os canais digitais consumidos por ela, escritos na descrição de sua persona. Além disso, analise se esses canais fazem sentido com a marca da sua agência de viagens.
Veremos agora alguns possíveis canais e recomendações de estratégias para eles no Marketing Digital.
1. Blogs: demonstre sua especialidade
Os Blogs são uma boa estratégia para qualquer negócio que quer demonstrar uma especialidade em um assunto.
Com agências de viagens e turismo, é possível abordar tudo aquilo que seus clientes querem saber sobre os seus possíveis destinos. Tudo isso, claro, sempre alinhado com a identidade única da sua marca.
Sua empresa possui um foco exclusivo em viagens para a Europa? Legal! Então que tal falar sobre algumas atrações disponíveis em algumas capitais do continente?
Lembre-se, porém, de inovar sempre. Fique de olho no que as outras agências de viagens já estão fazendo e procure não repetir. Para se destacar no mercado, você precisa ter um diferencial.
Porém, é possível sempre utilizar algumas estratégias da concorrência como inspiração e referência, com prudência e coerência.
2. Redes Sociais: crie um laço com seus clientes
Nas redes sociais, as pessoas estão presentes para compartilhar e consumir conteúdos enquanto se conectam e cultivam relacionamentos. Ao desenvolver uma estratégia de redes sociais, você deve pensar em maneiras de fazer com que seus clientes queiram se conectar e se relacionar com você.
Ao selecionar quais redes você vai utilizar, assim, você deve pensar também nas peculiaridades delas.
Instagram: imagens, vídeos e hashtags
O Instagram é uma rede voltada para o compartilhamento de imagens e vídeos. Nele, as pessoas costumam dividir seus momentos e também procurar por conteúdos esteticamente agradáveis que as inspirem. É comum que os usuários dessa rede façam uso das chamadas hashtags (o símbolo ‘#’, acompanhados de palavras) para sinalizar determinados assuntos.
Pensando em tudo isso, uma variedade de estratégias pode ser criadas. Você pode, por exemplo, encantar seu público com belas imagens dos locais de destino dos seus pacotes.
Além disso, uma outra ótima opção é convidar seus clientes a utilizar determinadas hashtags (relacionadas à sua marca) em suas postagens, para que assim concorram a determinados sorteios ou concursos, por exemplo.
Facebook: informação, discussão e entretenimento
O Facebook é a rede social mais popular do mundo e oferece uma gama de possibilidades de Marketing Digital enorme. Assim como o Instagram, o Facebook possui o recurso de compartilhamento de imagens e vídeos e até o uso de hashtags (embora esse último não seja muito popular nele).
No entanto, diferente do Instagram, o Facebook não é uma rede social em que os usuários estão preocupados em compartilhar e ver imagens e vídeos esteticamente agradáveis. Nele, o que predomina de fato é a busca por informação, discussão e entretenimento.
Postagens com algum tipo de brincadeira ou desafio aos seus usuários, por exemplo, podem ser uma estratégia interessante para sua agência de viagens. Sorteios e promoções também costumam repercutir bem nessa rede, mas aí o uso de hashtags não é muito comum e outros recursos podem ser aproveitados (compartilhamento de fotos, marcação de amigos em comentários, etc).
Twitter: informações e interações sucintas em tempo real
O Twitter é uma rede em que as pessoas estão para principalmente para compartilhar opiniões, impressões, sentimentos e informações em forma de texto. Nele, as hashtags também estão presentes de forma significativa, como no Instagram.
Sabendo disso, você pode criar estratégias envolventes para interagir com seus futuros ou atuais fãs. Uma boa ideia, é, por exemplo, convidar quem já viajou com sua agência a relatar experiências por meio de uma determinada hashtag.
Além disso, esteja presente. Observe se estão falando de você (por meio de hashtags ou “menções”) e interaja. Responda dúvidas, elogios e críticas. Esteja disposto e preparado e seja gentil. Isso vale para todas as outras redes sociais.
3. Materiais ricos de Inbound Marketing: captando leads
Você já conhece os chamados materiais ricos de Inbound Marketing? Bem, eles se tratam de conteúdos disponibilizados em uma página com um formulário de contato. Ou seja, para que os usuários tenham esse material disponível, eles devem preencher antes os seus dados nesse formulário.
Esses materiais ricos podem ser de diferentes tipos, incluindo ebooks, webinars, checklists, quizzes, etc. Vamos, agora, a algumas ideias para alguns desses formatos.
Ebooks: Guias de viagens
Os ebooks são pequenos livros online que podem ser lidos rapidamente. Para agências de viagens, uma ótima dica é fornecer ebooks que sejam guias para viagens. Esses materiais podem ser sobre determinados destinos (uma cidade, um estado, um continente) ou situações (viajando com a família, viajando em casal, feriados, etc).
Quizzes: Dicas de destinos e testes de conhecimentos
Que tal fazer um quizz para que seus potenciais clientes descubram qual o destino ideal deles? Para aqueles que viajam com muita frequência, você pode também fazer um teste de conhecimentos sobre determinados lugares do Brasil e do mundo.
Lembre-se, sempre, de utilizar perguntas que se relacionem com a sua marca e seu cliente ao mesmo tempo. Isso sempre, claro, com uma linguagem adequada aos mesmos.
Checklists: Itens para viagens
Um checklist se adéqua muito bem a uma estratégia de Marketing Digital para Turismo. Isso porque quem viaja precisa sempre checar se está tudo certo antes de partir, com “mala e cuia”.
Você pode, por exemplo, fazer um checklist geral para viagens, com tudo aquilo que se deve checar, desde o voo até os itens da mala.
Outra sugestão é também preparar checklists de determinados destinos específicos, com atrações ”obrigatórias” a se visitar em cada um deles.
4. E-mail marketing: relacionamento
O e-mail marketing é um canal usado para atingir exclusivamente quem já conhece você. Assim, ele deve ser utilizado para se relacionar com esse público.
Em um e-mail marketing, você pode enviar promoções exclusivas, por exemplo. Que tal presentear seu cliente com um cupom de desconto para um pacote no dia de seu aniversário?
Uma grande vantagem dos e-mails marketing é a possibilidade de segmentações muito específicas.
Você pode, por exemplo, enviar e-mails apenas para quem comprou o pacote para o Rio de Janeiro, por exemplo. Outra dica é realizar a segmentação também com base em materiais baixados anteriormente.
Caso o usuário tenha baixado um checklist para uma viagem a Salvador, por exemplo, você pode enviá-lo em seguida um cupom de desconto específico para o pacote dessa cidade.
Mensuração: checando a altura dos seus voos
Com certa frequência, você deve checar a altura dos seus voos. Ou seja, verifique os números e o quão perto você checou dos seus objetivos, que devem ser traçados desde o início de um planejamento.
Avalie quais ações estão dando mais certo e quais não estão, e planeje-se novamente sempre, para seguir voando alto!
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#Turismo