Case Fetalmed

Sobre o Projeto

A Fetalmed foi fundada em 2009, inicialmente, era apenas um website focado na divulgação de informações sobre medicina fetal. O projeto foi um sucesso e em 2011 alguns colegas de trabalho se uniram para inaugurar uma clínica de imagem, voltada para o atendimento em medicina fetal.

Com isso, o site que antes era apenas de notícias e pesquisas, se transformou em um site institucional, com informações sobre o corpo clínico, exames oferecidos pela clínica, e claro, uma área de blog, voltado tanto para gestantes e “tentantes”, como para colegas de profissão.

Case Fetalmed

Sobre o Problema

Quando a Fetalmed chegou na WeBrain, em dezembro de 2018, o site havia sido penalizado pelo Google, caindo aproximadamente 50% nos acessos no site. A penalização ocorreu na metade de 2018, e mesmo após diversas tentativas de reverter a situação, no final de 2018 o site ainda não havia conseguido recuperar os acessos.

O site da Fetalmed chegou na WeBrain em dezembro de 2018 e assim que tivemos acesso administrativo, tomamos todas as medidas cabíveis ao caso. Identificamos e corrigimos as penalizações que causaram a queda do site nos mecanismos de busca e também encontramos outros problemas que estavam afetando diretamente a performance do site.

Sobre a Solução

Em menos de 3 meses os resultados começaram a aparecer e os acessos voltaram a subir. Dessa forma, foi possível pensar em outras estratégias visando aumentar ainda mais o tráfego do site e melhorar a possibilidade de comunicação com a clínica.

Com isso, inserimos o botão de WhatsApp, que foi configurado para aparecer apenas o Estado do Paraná, evitando assim que pessoas de outros Estados entrassem em contato.

Também foi implementado um botão de pré-agendamento, para que as pessoas interessadas já pudessem sinalizar para a clínica quais seriam os exames desejados, convênio e data preferencial dos exames. Assim que recebem essa solicitação, a atendente entra em contato para encaixar a paciente de acordo com a agenda disponível.

Para nutrir as clientes com informações relevantes sobre os estágios da gestação, foi criada uma automação para gestantes, que semanalmente dispara e-mails para as gestantes cadastradas com informações específicas de acordo com as semanas de gestação que esta se encontra. Para isso, fizemos uma integração com o sistema de ERP da clínica, que ao cadastrar uma nova cliente, informa a semana da gestação. O sistema joga esse dado para o RD Station, a ferramenta de automação de marketing utilizada pela Fetalmed, e esse novo cliente entra na automação e passa a receber as informações de acordo com a fase de gestação que ela se encontra.

A estratégia foi tão bem sucedida, que expandimos esses disparos para não clientes. Habilitamos um pop up no site convidando todas as gestantes a se cadastrarem para receberem essas informações. No pop up inserimos o campo de idade gestacional, e ao se cadastrar, a gestante já recebe o primeiro email referente a etapa da gestação que ela se encontra. São diversas automações ativas contanto com vários e-mails no fluxo de automação.

Mas a estratégia que realmente gerou muitos acessos no site, foi o desenvolvimento das calculadoras médicas. Calculadora de concepção, de período fértil, IMC e calculadoras específicas para médicos como a de Crescimento Fetal e Doppler e muitas outras. Hoje, as páginas de maior acesso são as de calculadoras.

Com o sucesso das calculadoras, uma nova ideia surgiu, a de um aplicativo para gestantes. Com base nas principais dúvidas das gestantes, o app foi desenvolvido pensando nas funções básicas, como calculadora da gravidez, calculadora de idade gestacional, Mobilograma (acompanhamento dos movimentos do bebê), além de milhares de artigos para as gestantes entenderem as mudanças durante a gestação. O app foi lançado recentemente e em duas semanas já contava com mais de 1.000 downloads.

O Resultado

Com a remoção da penalização e os ajustes, o site retomou seu crescimento e os acessos aumentaram de forma surpreendente. Hoje chega a atingir quase 1 milhão de usuários por mês.

O aumento do tráfego, comparando o ano de 2018 e 2019, foi de 344.4% e uma queda de -85.3% na taxa de rejeição. Já de 2019 para 2020 houve um aumento de 209% nos acesso e uma queda de -81.7% na taxa de rejeição.

Grande parte desses acessos foram graças às calculadoras no site, que geram um grande tráfego diário.

Hoje, um dos destaques é realmente o aplicativo, que tem se mostrado muito útil para o público-alvo e tem muito potencial para ampliar as funcionalidades.

As automações continuam ativas e funcionando desde 2019, e a taxa de abertura dos e-mails é superior a 30%. Ao todo, mais de 15 mil pessoas já passaram pelo fluxo de automação e mais de 500 mil emails foram enviados.

Rafael Bruns – Sócio

A experiência que tivemos na WeBrain foi singular, superando nossa expectativa. Ressalto aqui a personalidade e cordialidade no atendimento, o cumprimento de metas e prazos, a pró atividade para o desenvolvimento de soluções para as nossas demandas.

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