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Venda mais na Black Friday: Criando um plano de Marketing Digital


O crescimento da Black Friday no Brasil e sua importância nos canais digitais

A Black Friday vem crescendo exponencialmente no Brasil. Do ano de 2016 para o ano de 2017, houve um aumento de 14% no volume de pedidos (o que representa um total de 3,76 milhões). Além disso, 98% das pessoas que já compraram na Black Friday anteriormente pretendem comprar novamente esse ano. Sem contar, ainda, que 78% das pessoas que nunca compraram na Black Friday declararam a intenção ou não descartam a possibilidade de comprar esse ano.

Não apenas o crescimento da Black Friday merece destaque, mas também a sua importância nos meios digitais. De acordo com a pesquisa Provokers, realizada em julho de 2018, 86% dos compradores da Black Friday preferem pesquisar os preços online. Outro dado da pesquisa aponta ainda que 53% daqueles que não são e-shoppers preferem pesquisar online. A pesquisa Provokers do ano anterior revelou ainda que a maior parte dos compradores da Black Friday ficaram sabendo das promoções por meio da internet (com destaque maior para sites, e-mail marketing e sites de busca).

Assim, ter um plano de Marketing Digital específico para a Black Friday é fundamental. No meio digital as pessoas têm as informações sobre as promoções e muitas vezes realizam as compras também.

Black Friday
Fonte: Ricardo Matsukawa/VEJA.com

Criando um plano de Marketing Digital para a Black Friday

Um bom planejamento implica em preparação. Assim, para criar um plano de Marketing Digital consistente e coerente para a Black Friday, é importante antes de tudo entender o território. Ou seja, é necessário conhecer o seu público, ter consciência do histórico do seu negócio e saber como está o seu mercado.

Verifique, assim, em quais canais digitais seu público está. Além disso, veja o que deu certo e o que falhou em suas estratégias passadas (da Black Friday ou não). Saiba também o que a concorrência já fez e o que está fazendo em termos de promoções e de Marketing Digital. Aprofunde-se. Tenha esses e outros dados relevantes em mãos e, assim, você pode começar a criar seu plano.

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Vamos agora às principais etapas de um possível plano. Elas têm como base o pensamento por trás da metodologia de Inbound Marketing. Separamos as principais dicas relevantes à Black Friday, seguindo a ordem das etapas do funil de vendas: Atração, Conversão, Venda e Encantamento.

Atração: Trazendo desconhecidos para o site

Na primeira etapa da sua campanha da Black Friday é interessante você atrair pessoas desconhecidas para o seu site. Você pode fazer isso de várias maneiras: com uma estratégia de SEO, com conteúdos relevantes nas redes sociais, anúncios pagos, etc.

Uma boa dica nessa fase é criar também um evento no Facebook para a promoção. Assim, os interessados na Black Friday podem manifestar seu interesse e ser avisados quando a promoção se iniciar.

Atração: Black Friday

Conversão: Obter dados de interessados na Black Friday

Após a etapa de atração para o seu site, você precisa fazer com que os visitantes forneçam seus dados para informá-los da Black Friday. Você pode, por exemplo, implementar pop-ups no seu site para que o usuário deixe seu contato e seja avisado quando a data chegar. Além disso, você também pode utilizar formulários para isso em anúncios patrocinados de redes sociais. Há ainda a opção de implementar Landing Pages no seu site com esses formulários.

Outra boa dica, ainda, é implementar as chamadas notificações push em seu site. Elas funcionam por meio de uma pequena caixa que aparece no seu site. Nela, o usuário pode concordar ou não em receber notificações suas em seu dispositivo (seja ele um desktop, um celular ou tablet). Assim, você pode avisar seus usuários da Black Friday no mesmo momento em que ela iniciar.

Venda: Durante a Black Friday

Na chegada da data, é importante que você divulgue a sua Black Friday para quem já tem interesse em você (quem se inscreveu para receber as novidades da Black Friday, quem já comprou de você anteriormente, etc). Assim que ela iniciar, faça o envio de e-mail marketing avisando toda a sua base de e-mails. Além disso, você pode fornecer cupons de desconto especiais para os clientes mais fiéis.

É importante também investir no atendimento nos canais digitais. Assim, ter chats online com atendimento rápido e eficiente faz toda a diferença. Você pode ter um chat em seu site e ainda atender em redes sociais, como o Messenger e o Whatsapp.

Encantamento: O pós venda

Após realizar as vendas, mantenha contato com seus clientes. Agradeça seu cliente pela compra e continue o avisando quanto às próximas Black Fridays e outras promoções. Desenvolva de fato um relacionamento com ele, personalizado de acordo com suas compras e interesses.

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